A Linguagem Do Emoticons

A tecnologia nos posiciona no mundo do avanço, do fácil acesso, do conforto e do “single touch”… Mas ao mesmo tempo nos regride ao modo rupestre da comunicação. No inicio eu achava os emoticons bonitinhos, atrativo para dizer a verdade. E por ser tão divertido, consequentemente transportamos para o mundo real, o que eu acredito que na maioria dos casos é o nosso erro.

E foi a partir desse momento que resolvi mudar algumas maneiras de me comunicar! Linguagem-Dos-Emoticons-Emoji-02Vire e mexe eu ainda uso um emoticon aqui no blog, no Facebook ou no Twitter, apenas por diversão, mas nunca como uma forma de linguagem. Mas bani por completo no WhatsApp. Por que?!

O app roubou por completo o lugar do SMS, e quer você queira, quer não, no mundo de hoje o Whatsapp é uma extensão da nossa comunicação. Hoje em dia tem advogados atendendo via ao app, têm negociantes fechando contrato, médicos dando suporte e diversos outros acontecimentos que esta acompanhando a tecnologia, o que é maravilhoso!

Eu comecei a me policiar quando eu estava respondendo uma cliente do trabalho com emoticons… Nunca isso deveria acontecer. Como vou compartilhar meu contato para um empresa sendo que no final do meu nome têm um monte de emoticons (o que um monte de gente faz)? Claro, tudo isso que estou colocando aqui são escolhas pessoais. Eu não faço!

Linguagem-Dos-Emoticons-Emoji-01

Só que de contra partida, eu também não gosto de receber um emoticon como resposta, um “joinha” no final do texto. Você esta captando a ideia que estou passando aqui!??! Eu nunca vou expressar a alegria que eu sinto em receber uma boa noticia com um simples 🙂 , capiche?! Eu falo, eu escrevo. E muitas vezes até a maneira que você escreve faz com que a pessoa do outro lado imagine você falando. Como fazer isso com um simples emoticon… Conta pra mim?!

Como eu coloquei no inicio do post, estamos avançando muito rápido com toda essa tecnologia, e preço que estamos pagando é muito alto. Estamos rodeados de gente mas conversando com um celular, estamos em familia e teclando com estranhos no smartphone. Agora nem precisamos mais escrever ou falar, um emoticon já expressa o que somos. No meu caso não… Estou mudando isso, tenho mais expressões que uma box de emoticons pode mostrar. Pense à respeito.

Anúncios

9 pensamentos sobre “A Linguagem Do Emoticons

  1. Emoticon para mim é apenas para “enfeitar” uma conversa…. Pois prefiro escrever: Tudo bem? E ter como resposta: Sim, estou bem! Do que receber um simples emoticon “joinha”. Muito bom o teu texto! 😉

  2. Nossa, sinto-me pertencente ao mundo ao ler isso. Minha “briga” no whatsapp é justamente essa, que meus interlocutores me contem em palavras o que sentem, pois definitivamente também tenho muito mais a dizer do que esse monte de rostinhos e desenhinhos!

  3. Acredito que em uma conversação de trabalho o uso de emoticons não é adequado. Em conversas informais não vejo problemas desde que usados de maneira comedida. Faz parte da contemporaneidade da liberdade de expressão.

  4. Concordo totalmente no que se refere ao uso profissional!
    Já no uso pessoal gosto bastante de usar emoticons como um complemento, para que a pessoa saiba mais sobre o que quero dizer, pois às vezes sinto que só as palavras podem soar frias de alguma forma. Por exemplo, acho que mandar um “Bom dia” fica muito mais animado com uma carinha feliz: “Bom dia :D”.

    Excelente post!
    Abraço.

  5. Simplesmente fantástico!

    Particularmente tenho uma raiva desse “joinha”. Não sei explicar, mas sinto como se a outra pessoa estivesse desinteressada. E concordo plenamente que os emoticons devem ser apenas um complemento. Nem abreviações eu uso, para se ter uma noção hahaha (até mesmo nas conversas mais informais possíveis). É um vício de linguagem que eu não quero aderir.

    Parabéns pelo post!

    Um beijo! ❤

  6. Eu considero isso parte do movimento natural de redução de esforço que o homem vem criando para si mesmo. Lembra dos humanos gordinhos que não fazem nada sem ajuda de máquinas do filme WALL.E? Aquilo é, de certa forma, o futuro da humanidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s