Aprendendo A Dizer Não

Precisei chegar aos 36 anos para aprender de fato a dizer “Não“. E não aquele “Não” com exclamação… O simples e sincero, “Não“, ponto final. Engraçado que não segui o meu próprio conselho. Na maioria das vezes eu sempre me sentia sobrecarregado pelo fato das pessoas me verem como uma espécie de benfeitor.

Sempre me mantive ocupado dando o meu melhor para as pessoas, querendo agradar o tempo todo que perdi o desejo genuíno de dizer “Sim“. Simplesmente estava dizendo sem ao menos pensar nas consequências, saía da minha boca sem que eu me desse conta. Com o objetivo de tentar suprir ou surpreender as expectativas dos outros.

Sempre fui solicito e me mostrava disponível para qualquer coisa, 24 horas por dia. Eu queria que as pessoas contassem comigo, e contavam! Com o passar dos anos fui me sentindo esgotado, em farrapos, e em alguns casos afetava até outros aspectos da minha vida.

Nada melhor que os anos e o amadurecimento. Hoje sou sincero comigo mesmo… Não faço mais convites, não faço mais ligações, não respondo mensagens, não faço e não compareço em eventos e festas e não digo “Sim!“, se de fato o meu coração ou cada fibra do meu ser não sentir a vontade de fazer algo ou dizer “Sim“.

O “Não!” é uma palavra pesada para muitos, mas é libertador. Aprenda a OUVIR e a DIZER “Não” e você vai entender o que quero dizer. Pense à respeito todas as vezes que dizer um “Sim” sem vontade. Nossa energia e nossa intençãoo poderosos, portanto só diga “Sim” ou “Não” quando acreditar que está fazendo a diferença pra você.

Aprenda-A-Dizer-Não

23 pensamentos sobre “Aprendendo A Dizer Não

  1. Sim, o não é libertador. É o que você diz, chega uma época da nossa vida que as três letrinhas devem surgir somente se houver vontade em dizê-las, seja sim, seja não…e se não quiser dizer nem sim, nem não, a escolha é nossa e ponto! Obrigada pela reflexão.

  2. André, meu amigo… simplesmente perfeito! Também demorei a aprender e foi na terapia. É libertador, como você diz. E também é um ótimo termômetro para saber quem está perto de você por interesse ou porque realmente gosta de você.
    Grande abraço!

  3. Essa é uma difícil lição da vida, foi difícil aprender e até hoje em dia aprendo, com sofrimento posso dizer, pois não é fácil dizer não para “certas coisas” . Parabéns pelo post André, adoramos e aprendemos mais como ele.

    Beijos e abraços do casal!!!

  4. Pingback: Aprendendo A Dizer Não — Blog do André Hottër | Carol Kazaar

  5. Como uma pessoa que nunca aceitou um não como resposta. Eu sei muito bem a importância de aprender a dizer não e também de ouvir um não. É uma parte natural da vida, alguns nãos não matam ninguém. Aceite e supere.

  6. Nossa, essa é uma enorme dificuldade que tenho, viu?
    Sempre penso que, ao dizer não pras pessoas, irei magoa-las… Mas tenho que pensar em mim também, no que quero, pois também tenho sentimentos, né?
    Adorei sua reflexão!
    Xero

  7. muito bom o post! o palavrinha difícil de dizer é esse não né!?! hehehe.. mas com o amadurecimento realmente você consegue colocar na balança melhor o que dizer sim e o que dizer não. Mesmo assim, para mim ainda rola uma dificuldade.
    beijo
    Cris

  8. Caramba.. vc tem ideia de como seu post me fez pensar??? Vc tem razão.. eu tenho uma dificuldade do tamanho do mundo de dizer NÃO .. vou começar a colocar minha verdadeira vontade em primeiro lugar.. obrigada!!! 😉

  9. Pingback: TAG: Viciados em música | Devaneadora de Ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s