Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Assim que acordo a primeira coisa que faço é olhar o horário pelo celular e logo na tela inicial já dou uma conferida se recebi alguma ligação ou mensagem importante, pronto, o celular volta para o criado mudo e vou fazer minhas coisas básicas da manhã: Escovar os dentes, tomar banho, me arrumar, tomar meu café, ver noticias na TV e sair.

Antigamente não era assim (não tão longe), não conseguia sair da cama antes de conferir todos os tweets da noite, as fotos do Instagram e postar alguma mensagem de boas vibrações ou uma foto no Facebook, para somente depois levantar e fazer “as coisas básicas da manhã“.

No trajeto do trabalho ou de alguma reunião volto a pegar o celular e começo a acompanhar meus colegas de blog pelo o APP do Wordpress, curto todas as novas postagens e leio alguns artigos. Faço o mesmo pelo Facebook e Instagram. O Twitter é a ferramenta que menos tenho utilizado ultimamente. Mas o maior desafio é manter as postagens do blog em dia. Postar por postar não me serve mais. Não consigo mais atualizar se não for com algo relevante. Claro que não sou militante e sei dividir as postagens. Mas não consigo ficar replicando ou compartilhando conteúdo que não seja meu a não ser que eu tenha algo para debater ou que seja conivente com o que quero dizer.

Hoje posso dizer que não sou 100% refém das redes sociais, estou direcionando melhor o meu tempo de ócio e estou mais seletivo no que seguir e ler. Eu não sou um youtuber e não ganho dinheiro com nenhuma postagem ou indicação de produto que uso ou gosto. Portanto, o tempo que gasto nas redes sociais é por simplesmente ‘lazer’, não é meu trabalho. Por isso sigo alguns passos abaixo:

Organizar-Tempo-Redes-Sociais-02

1 – Quantidade de redes não é qualidade * Foque nas principais, aonde seu grupo de amigos ou de interesses estão localizados. Eu faço uso das seguintes: Blog, Facebook, Instagram e Snapchat. Nessa mesma ordem de importância. 🙂
2 – Cancele e-mails de notificações!
3 – Separe os conteúdos por plataforma * Uso meu Instagram para postar fotos e não são as mesmas que estão no Facebook e minhas postagem no Facebook não as mesmas que estão no Blog. O Twitter e o Tumblr é praticamente para divulgação e chamadas breves.
4 – Têm horário pra tudo! * Hora de trabalho é hora de trabalho, sobrou um tempinho depois do almoço, aí sim dou uma conferida nas redes. É uma regra muito simples, basta apenas definir os horários. Não percebemos, mas cada stalker ou aquela “espiadinha básica” como diz Pedro Bial, toma muito do tempo.
5 – Dieta nas pessoas que sigo * Não é só por que você me segue que sou obrigado a seguir você. Quando recebo algum convite ou estou curioso, acabo seguindo o perfil, mas deixou de ser relevante ou só ficou postando bogagem, perdeu um follow. As pessoas têm que agregar de alguma maneira. Colecionar figurinhas repetidas é jogar tempo fora.
6 – Real Time Answer * Não crie o hábito de responder tudo na mesma hora, as pessoas estão mal acostumadas, assim que é visto o check de visualizado acham que a resposta tem que ser imediata, não, não deve! :O
7 – Modo Silencioso * Nessa hora você têm que ser o mais prático possível… Começou uma reunião, entrou na sala de cinema ou durante um curso, desligue o celular ou deixe no modo silencioso. Não adianta deixar dessa maneira e ficar verificando de 5 em 5 minutos se têm alguma notificação, não se sabote!
8 – WhatsApp, o vilão da história! * Posso dizer que é o inimigo número 1 do tempo. A melhor coisa a se fazer é colocar os grupos que só mandam piadas e imagens que não agregam em silencioso. Colegas que vêm com papo mole e nunca passam de “Bom dia!“, “Boa tarde!” ou “Boa noite.” em silencioso. O que for importante basta apenas ligar e resolver.

O que vale lembrar é que o tempo que gastamos com a nossa vida virtual deixamos de estar com as pessoas reais… Vale mais um abraço, um beijo, uma conversa olha à olha do que sair enviando emoticons por aí! Pense nisso. 😀

Anúncios