Livro: A Lição Final – Randy Paush

Em Setembro de 2006, Randy Paush foi diagnosticado com câncer pancreático incurável, e por mais dolorosa que seja a doença, ele deixou para o mundo sua historia de vida no livro, “A Lição Final”, escrita por Jefferey Zaslow, renomado colunista do Wall Street Jornal, porém Pausch, quem ditou a obra inteira pelo celular. Mas o que torna esse livro especial?

Randy-Paush-A-Lição-FinalÉ uma historia emocionante, foram poucos os livros que já me fizeram chorar. Ao contrario do que todos pensam, o livro transborda o amor e o respeito que ele tem pela sua família e por todos que lhe ajudaram à chegar aonde chegou. Não é um livro de auto-ajuda, é um livro sobre sonhos, como conduzir a vida e ser feliz ao máximo.

Paush realizou sua ultima palestra na faculdade de Carnegie Mellon, celebrando a vida que sempre sonhou ao invés de se torturar com a morte que estava cada vez mais próxima. O vídeo dessa palestra que percorreu o mundo pelo Youtube foi a base para a concepção do livro, e, ao assistir, as pessoas esperavam ver um homem moribundo, mas muito pelo contrario, no inicio ele já mostra estar em boa forma e começa a fazer flexões. Confira o vídeo (Legendado).

Passagens do livro que valem como lições para toda a vida: “Se você fez algo errado ao lidar com alguém, é como se tivesse causado uma infecção ao relacionamento. Uma boa desculpa funcionará como antibiótico, ao passo que uma desculpa ruim será o mesmo que esfregar sal na ferida…
… Em geral, desculpas tímidas ou insinceras são piores do que ausência de desculpas, porque quem as recebe se considera ofendido.“;

Não podemos trocar as cartas que recebemos, apenas jogar com elas.“;

Obstáculos existem por algum motivo. Não estão ali para nos impedir de entrar. Eles existem para nos dar uma chance de mostrarmos a força de nossas aspirações.

As muralhas existem para deter aqueles que não querem realmente transpô-las.“;

Outras ‘cositas’ indispensaveis que você vai aprender com livro

  • Tenha sonhos e objetivos;
  • Valorize o certo;
  • Incentive a criatividade (sua e de seus entes queridos);
  • Liderança é uma habilidade fundamental;
  • Não seja arrogante e ouça as pessoas;
  • Pare de perder tempo e se estressar com coisas pequenas;
  • Saiba trabalhar em grupo;
  • Não se incomode com a opinião dos outros;
  • Aceite o fracasso;
  • Gratidão;
  • Trabalhe duro;
  • Esteja sempre preparado;
  • Seja feliz e divirta-se apesar de tudo;

Randy faleceu no dia 25 de Julho de 2008.
Confira vídeo da palestra na integra: Youtube (Legendado)

11 pensamentos sobre “Livro: A Lição Final – Randy Paush

  1. Dé, muito obrigado por dividir conosco essa dica de livro tão especial.
    Eu assisti ao vídeo e me emocionei bastante com toda a trajetória de vida de Randy Paush e o ensinamento que ele tirou de todas as experiências pelas quais ele passou.
    Estou mega ansiosa para ler o livro! 🙂

    Bjos

  2. Oi André! Por coincidência comecei a ler esse livro nesta semana. Quando é baseado em fatos reais o livro consegue ser mais comovente e me tocar mais profundamente que os demais. Quero levar algumas das lições para minha vida com toda certeza.
    Beijos

  3. Primeiramente, parabéns pelo post. O livro é todo perfeito, desde a capa. Li ele em 2011, e me ajudou muito, me deu força. Lendo sua resenha foi como se voltasse aquela leitura. Lembrar de um momento tão bom ao qual senti com ele. Ele foi muito importante para o momento que estava vivendo naquele ano, havia perdido meu avô para um câncer e havia outro caso na família, da pessoa mais importante da minha vida, minha mãe. Foi Deus que enviou ele pra mim, mesmo não sendo religiosa, eu acredito que sabia que por ele conseguiria falar comigo. Muito obrigada André, por me fazer lembrar, as vezes a gente acaba se perdendo no tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s