Porque Criamos Expectativas?

Tenho certeza que nós concordamos com a frase da Martha Medeiros: “Excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração”. E por que cargas d’água ainda insistimos? Querendo ou não, sempre vamos criar expectativas em algo ou alguém. Será que a lição é tão difícil de aprender? A matemática é simples… Talvez o resultado que não seja tão satisfatório.

Como-não-criar-expectativas

Eu acredito que é normal esperar algo de alguém que você esteja se relacionando, conhecendo ou sonhar com algum bem material ou promoção profissional. O que estraga é o exagero que depositamos na “expectativa“. Confesso que sou mestre em exagerar, sou muito ansioso e o inevitável sempre acontece: decepção! 😦

Estou trabalhando arduamente no processo pois já coloquei outras pessoas em primeiro lugar, já me anulei em relacionamentos passados, já esqueci das minhas próprias necessidades, desejos e vontades para ajustar e alcançar os desejos dos outros. Em troca de que? Da verdade, da segurança, da expectativa de um relacionamento duradouro.

ExpectativaMas é possível viver sem criar expectativas? Filósofos, budas, mestres e praticantes de algumas religiões mostram que sim, temos que focar no presente apenas. Mas como? Preciso dessa formula perfeita… No mundo que vivemos aonde temos que bater metas, prazos, realizações e que muitas vezes ainda dependemos dos outros e de diversos acontecimentos terceiros, como não criar expectativa? Expectativa é simplesmente o botão do novo mundo!

Como eu escrevi anteriormente, estou trabalhando as minhas expectativas para que não me fruste na maioria das vezes e acabei encontrando em minha pesquisa algumas perguntas importantes que nos faz refletir sobre. Sempre cuidei do que falo e transmito, até em redes sociais, só que temos que cuidar do que pensamos e desejamos também. Hora de observar os nossos próprios pensamentos.

  • Quando deseja algo, você se planeja para concretizar ou se satisfaz apenas por sonhar?
  • Quando você faz algo por alguém, o que espera em troca?
  • Como você reage com as pessoas a sua volta?
  • O que você deseja obter dos outros?
  • O que acha que é certo em relação ao que você julga que merece ter dos outros?
  • Suas expectativas estão alinhadas com as outras pessoas?
  • Você deixa claro o que espera?
  • Você tem o que deseja?
  • Você sabe pedir ou espera que os outros adivinhem o que você pensa, deseja e sente?

Nos dias de hoje saber lidar com as pessoas é uma arte. Mas uma lição eu sei que já aprendi… Esperar mudanças e ações dos outros para ser feliz é um grave equivoco. 😉 #SpreadTheLove

Anúncios

29 pensamentos sobre “Porque Criamos Expectativas?

  1. Disse tudo André! Demorei mas aprendi minha lição em matérias de expectativas. O melhor é sempre não colocar sua felicidade dependendo de outra pessoa além de si mesmo! 😀
    Gostei bastante do seu blog e dos seus textos!!
    Beijos!

  2. Ótima reflexão André, como sempre com belos textos. Bom eu sempre crio muitas expectativas e geralmente eu sempre me decepciono fico frustada e digo que não criarei mais expectativas, mas aí volta tudo e lá estou eu novamente criando e imaginando coisas, torcendo para que aconteça exatamente do jeitinho que desejamos (pura ilusão). Acho que pessoas ansiosas criam mais expectativas que o normal.
    Beijoos

    http://crescendoaospoucos.com/

  3. André, que delicia de blog. Me senti em casa! Sinto que irei aprender muito por aqui. Parabéns pelo conteúdo. Agora, sou seguidora! ❤

    E sobre o texto, me fez refletir bastante sobre o assunto. As perguntas que fez, servem de exercício para a nossa alma. Certa vez, li que a gente corre o risco de se decepcionar a mesma medida da expectativa que criamos.

    Penso que a gente tende a sofrer um pouco mais nessa vida, quando ficamos depositando toda a nossa confiança e esperança no futuro. O momento mais importante que temos, é aqui-agora. Acho que o melhor que fazemos sobre nossas próprias vidas, é viver o HOJE, invés de ficar criando expectativas para o AMANHA. Pois, como dizem por ai: O que fazemos HOJE, define nossa AMANHA.

    Gratidão por compartilhar seu pensamento conosco. Foi uma honra te ler.
    Bisousinhos.

  4. Nossa André adorei tudo que vc escreveu e me vi em muitas situações que vc citou. Porém felizmente tenho conseguido mudar principalmente meus pensamentos, e tem me ajudado muito, diminuiu muito minhas frustrações, ser surpreendido é muito bom.
    Beijos

  5. Oii André, nossa o texto ficou lindo, e é muito real. Eu sou uma que sempre termina criando expectativas, mesmo quando repito um milhão de vezes “não faz isso”, mas só de conseguir cumprir alguns pontos e ter a minha felicidade nas minhas mãos, já é um avanço 🙂 Se surpreender é a melhor coisa do mundo, com os pés no chão fica mais fácil disso acontecer, né?! Beijoss

  6. O segredo está em saber gerir as nossas expectativas e as dos outros, mas é um segredo que poucos sabem… Eu continuo a aprender -:)
    Parabéns pelo blog, conteúdo rico, com sumo.

  7. Adorei o texto! (e o blog, claro)

    “Hora de observar os nossos próprios pensamentos.”
    As expectativas devem girar mais em torno de nossos pensamentos e atitudes.
    E aprender com as experiências que passamos, não acredito em fórmulas exatas e sim em vivências pessoas que conduzem aos conhecimentos e aperfeiçoamentos de nossas percepções.

    Em cima disso que passamos no dia a dia, a cada hora, a cada minuto, nós estamos construindo nossos caminhos, as escolhas que conduzem para os atalhos ou novos aprendizados.

    Me identifiquei muito com o 2º e 3º parágrafos.

    São ótimas leituras e reflexões.
    Continue sempre assim.

    Um grande abraço

  8. Claro que muitos de nós já passamos pela fase do criar. Falo das expectativas, sem o devido cuidado, pode nos levar a uma tristeza inexplicável e até mesmo o outro pólo. A felicidade.

    Quando realizamos algo em que o foco está em um alvo, no meio do caminho, colheremos alguns, ou melhor, vários frutos. Sem esperar – claro, sem expectativas -, portanto, quanto menos carregarmos em alguma jornada, melhor.

    Espero ter colaborado com as incríveis mensagens deixadas aqui.

    O mesmo eu deixo no meu blog.

    http://Www.frenktico.WordPress.com

  9. Texto feito para mim, hahahahahaha! Impressionante o quanto coloquei expectativas em pessoas e coisas. Hoje penso que a culpa não era das pessoas e sim minha, por ter criado algo totalmente diferente. Sei que falou que é possível viver sem de acordo com os budas, filósofos, mas será mesmo?! Se sim, preciso trabalhar urgente nisso! hahahahaha! Já melhorei bastante, mas ainda sim, penso e espero demais dos outros. Enfim, concordo com o que disse. Temos que nos satisfazer com as nossas mudanças e ações, não com a dos outros. 🙂
    Beeijos
    Beatriz Baesso

  10. Pingback: Links da Semana! #42 | EXTRAORDINARIANDO

  11. Disse tudo! Lidar com as pessoas é uma arte e com nossos conflitos internos, vontades, sonhos, desejos …nem se fala! O negócio é respirar fundo, seguir em frente e seja o que Deus quiser! Rsrsrs…

  12. Muito bom teu texto, André!
    Então, eu já aceitei que sou uma pessoa que cria grandes expectativas, mas que não sabe lidar com frustrações e tenho trabalhado isso em mim. Acho impossível não criar expectativas, mas acho que podemos tentar focá-las em coisas que dependam mais de nós que dos outros, assim as chances de frustração são menores. 😉

  13. Amigo, tudo nessa vida precisa da dosagem certa. Aquele remédio que vai te fazer bem, se você exagerar na dose certamente te fará mal. O mesmo acontece com a expectativa e a ansiedade. Não criar expectativas não é o caminho certo, afinal, o que seria de nós se não sonhássemos, não é mesmo?! Só precisamos encontrar um meio termo, encontrar a dosagem correta. Decepção faz parte da vida, cabe a nós tomá-las como experiência de vida.

  14. Pingback: Porque Criamos Expectativas? | Cosmopolitan Girl

  15. Muito bom seu texto André! Não sabia que escrevia tão bem. Devia investir nisso e nos presentear mais vezes com palavras sábias. Sou campeã em criar expectativas e parece que nunca aprendo. Sempre fico decepcionada quando as coisas não acontecem quando eu planejo, inclusive coisas simples. Com certeza preciso trabalhar isso.
    Beijos

  16. Esperamos demais do mundo e muitas vezes, ele não tem muito a nos oferecer. Ou, nós apenas “esperamos”. Não fazemos anda por nossos sonhos e objetivos. Eu, por exemplo, sou extremamente movida por expectativas e sonhos, e tenho que assumir que boa parte deles eu simplesmente não me movo para correr atrás. Mas, os que eu dou o primeiro passo, vou até o fim. Acredito que todos nós deveríamos ser mais corajosos, não? Buscar o que idealizamos!

  17. Excelente texto Andre, para minha pessoa está entre os melhores que já lie. Estou tentando arduamente anular da minha vida/mente “EXPECTATIVA” Afinal, toda vez que alguém tentar ir contra a realidade ela estará contra si mesma…

  18. A medida que vamos envelhecendo… vivemos e curtimos muito o “presente” e criando menos expectativas em relação ás pessoas e ao futuro… Aproveitar sem ansiedade… é bem melhor, Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s