Aplicativo: Moda Livre

app-moda-livre-logoEstou abrindo uma nova categoria de postagem aqui no #Blog e indo de encontro a maré logo de inicio. Desculpem minhas colegas fashionistas e bloggueiras de moda, mas o assunto é um pouco sério. Trabalho escravo no mundo da moda, como isso pode acontecer ainda hoje? Com tantas formas tecnológicas de trabalhar com tecidos e com tantas maneiras de apresentar um produto com exclusividade, ainda temos marcas que terceirizam empresas que fazem abuso desse tipo de trabalho.

Jamais faria um post ❝ Não compre essa marca… Ou aquela! ❞, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro, mas a idéia conscientizar a forma de como esta sendo feita a roupa que você gasta uma fortuna naquela loja de grife transada em uma das ruas mais caras do Brasil. Por esse motivo a ONG Repórter Brasil lançou o aplicativo Moda Livre para avaliar as principais lojas varejistas de roupas no País com a intenção de combater o trabalho escravo dentro das marcas de moda.

app-moda-livre-tagsO App é super simples e funcional, ele pontua as empresas com três categorias: verde, amarelo e vermelho (vide quadro ao lado). As varejistas que estiverem em vermelho, por exemplo, não responderam o questionário. Alguns meses atrás vimos o escândalo envolvendo a Zara, loja de departamento em moda unissex, e o que mais fiquei surpreso é que temos outras marcas super conhecidas com o target vermelho, como: FORUM, John John, 775, Colcci, Collins, Bo.Bô, Le Lis Blanc, entre outras. Vale muito à pena baixar o App e ficar plugado nessas e em outras marcas e saber o que acontece na industria têxtil nacional e mundial.

app-moda-livre-interface

Vamos fazer compras consciente da procedência e da forma que elas estão sendo feitas, nada de incentivar o trabalho escravo. Pense nisso!
Baixe o Moda Livre na Apple Store ou Google Play.

Fotos: Reprodução

9 pensamentos sobre “Aplicativo: Moda Livre

  1. Nossa, adorei sua postagem André!
    Temos a obrigação e o direito de sabermos a procedência do que compramos, pois as pessoas que estão sendo escravizadas merecem alguma atenção, bem como os donos dessas marcas merecem ser ‘chamados à atenção’, pois deve haver responsabilização dessas pessoas!
    Parabéns pelo post!
    Xero

    http://mulherpequena.wordpress.com

    • Pois é Mari… Antes de chegar “chutando o balde” deve haver a conscientização. O App querendo ou não é uma ferramenta simples mas que ajuda, sendo que hoje em dia todo mundo tem um Smartphone. Mas temos que ficar plugados em outras formas de comunicação para ficar sempre por dentro dessas empresas.
      Um xero pra ti também! 🙂

  2. Olá André , vim dar um passeio pelas mãos de Joana ( Lisboa) do blog ” a menina cosze”(onde deixo algumas legendas interpretativas).
    Essa tua matéria é muito importante para a conscientização daquela população que pensa que ” tudo que reluz é ouro”…
    Uma peça, destas tais marcas, vem carregada de exploração e de muito sofrimento!
    Parabéns pelo ALERTA! !👏

    S.O.
    Rio

    • Excelente comentário Silvia “Nem tudo que reluz é ouro”. Existem muitas outras formas de uma marca se destacar dentre as demais, uma delas é manter a ética acima de tudo.

    • Obrigado pelo passeio e pelo comentário de super importância! Silvia, realmente temos peças de valores estratosférico que vêm carregada não apenas do paete ou da pérola e sim de muito trabalho explorado. Temos que tomar muito, muito cuidado com tudo e com todos em nossa volta. Obrigado novamente pela visita, volte sempre. HuG! 🙂

  3. André, muito bom esse tipo de iniciativa, ainda mais com um aplicativo que a palavra útil chega a ser pequena para definir sua eficácia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s