Adeus, Orkut!

Vai começar o corre-corre para resgatar as fotos que temos nos álbuns do Orkut e salvar os famosos ❝ depoimentos ❞ carinhoso. A Google anuncia que no próximo 30 de Setembro, a rede social que há aproximadamente dez anos surgia no Brasil, vai deixar de existir. Bye bye, Orkut!

Assim como os antigos celulares perderam espaço para os Smartphones, o Orkut sucumbido com a chegada de redes sociais melhores e mais completas, vide: Facebook, Instagram, Whatsapp… etc.

orkut-adeus

Confesso que perdi o apresso pela rede quando começou a ❝ banalização ❞ das postagens, o fácil acesso de todo mundo deixar o Scraps que quiser na sua timeline, a enxurradas de gifs mal feitos e os erros grotescos de português. Mas teve o seu lado positivo… Fiz bastante amizades, tive conhecimento do free downloads de mp3, participei de encontros de comunidades e adorava ler minha sorte diária. Enfim, vai ser uma rede que de uma certa forma, ao lembrar, vai deixar um pouco de nostalgia, assim como as polaróides, o fax, o walkman e os discos de vinil.

Enquanto estava salvando minhas fotos e alguns testimonials, relembrei o lindo poema que ganhei de uma colega. Poema este, criado exclusivamente para minha pessoa e que tenho o prazer de compartilhar.

Quem Sou Eu

Se você me olha por fora,
Não reconhece o que guardo comigo.
Mais do que um belo sorriso,
Mais do que belas palavras
Guardo um segredo e um mistério escondidos,
Em minhas estranhas emaranhadas.

Alguns ousam declarar,
Que conhecem o meu ser,
Pelos textos que escrevi,
Pelas fotos que divulguei,
Mas somente eu sei, quem sou, e como serei.

Não sou astro de cinema,
Nem estrela popular,
Mas tenho em mim uma semente de luz que quer brilhar.

Espero que um dia, alguém olhe pra mim,
E veja em meus olhos mais do que eu mesmo vejo em mim,
E então seria um amor, pra sempre, doce amor,
Que torne minha mais rica de alegria.

Vivian Mello
22/04/07

Bom, aproveite para fazer o backup das suas fotos e depoimentos enquanto há tempo. Tenho certeza que você vai encontrar algo especial ou algum contato para matar a saudade. Quer saber como guardar para a posteridade os arquivos sem ter de copia-los um a um? Clique aqui e saiba mais. Boas recordações. 🙂

11 pensamentos sobre “Adeus, Orkut!

  1. Olá! Estou a retribuir a visita!

    Bem, confesso que minha adolescência e início da juventude o Orkut foi uma excelente ferramenta para me aproximar dos meus amigos e família aqui do Brasil. Em Portugal, minha terra natal, Orkut não era comum e muitos portugueses apenas tinham conta no Myspace, local sagrado para muitos deles. Eu adorava receber depoimentos dos meus melhores amigos, principalmente daqueles que não estão mais comigo. Quando o Facebook começou a ser visado, em 2009, excluí imediatamente a minha conta no Orkut, depois de ter tido certeza de que consegui salvar todo o material de comunidades maravilhosas e nostálgicas, além de salvar contatos de amigos que fiz por lá. Hoje eu olho para trás e vejo o quanto o Orkut foi maravilhoso e abriu portas para mim. Hoje já não sei se consigo ficar sem Facebook por um bom tempo.

    Adorei o texto, embora tenha lido anteriormente.

    Abraço,
    Daniel

    • Oie Daniel! Que bom ter sua visita aqui no Blog.
      Eu demorei um pouco para entrar no Facebook, uma amiga ficava o tempo todo “é melhor que o Orkut”. Mas fiquei relutante pois já estava meio desapontado com o “meio virtual”. Agora, estou que nem você… Uso o Facebook até como ferramenta de trabalho, posto muito menos, mas sempre estou em contato com os colegas de trabalho pela ferramenta.

      Ótimo restinho de final de semana.

      hUg!

  2. Ainda me lembro de quando ainda não tinha computador, e todas as minhas amigas e amigos tinha o orkut, eu era louca para ter também, quando ganhei o computador foi a primeira coisa que eu fiz criar o orkut. Alias o orkut e o msn foram redes sociais importantíssimas na minha vida, foi lá que comecei conheci pessoas que hoje são especiais, criei um laço maior com as minhas amigas e ainda conheci meu namorado. Mas como tudo acaba, o orkut não aguentou a chegada das nossas redes sociais, deixou saudades, vou lá pegar meus depoimentos (hahahaha)
    Beijos André
    http://crescendoaospoucos.com/

  3. Finalmente consegui dá uma passadinha no seu blog, estava te devendo uma visita ne?! Nossa, o Orkut realmente marcou a vida de muitaaa gente! Mas desde que comecei a usar mais o facebook, exclui minha conta do orkut.. falar nisso, o facebook tb está ficando bem farofado agora, exclui.. Aproveito para deixar o convite para conhecer meu novo blog Morando na Serra, onde compartilharei um pouco mais de como é viver na região serrana no RJ, trazendo dicas, curiosidades e muito mais. Beijocas

    http://www.morandonaserra.wordpress.com

    • Oie Renata!
      O Facebook realmente tá virando uma farofada daquelas!
      Vi o link do seu novo blog na sua postagem do blog, fui lá conferi e adorei! Vou voltar lá e deixar um comentário.
      Ótimo fim de semana! 🙂

  4. Com toda certeza o orkut (e vários outros tipos de rede sociais que já não existem mais) vai deixar saudades! Mas acho que até mesmo o facebook agora está com a “cara” do orkut, com aquele monte de imagens e etc., por uma lado é legal, por outro, nem tanto! Rs
    Amei a poesia que a sua amiga fez para você, muito linda! ♥
    Beijos e boa semana André!

    http://www.chegouaminhahora.com.br

  5. Pingback: Adeus, Orkut! | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s