A Importância Dos Comentários Em Um Blog

Muita coisa mudou na internet com a chegada das redes sociais, e a febre dos blogs e fotologs foi perdendo força com a chegada do Orkut, logo depois o Twitter, Facebook, Instagram e cia Ltda… E manter um blog hoje em dia não é tarefa fácil, ainda mais uma plataforma com conteúdo relevante e criativo.

Para algumas pessoas o blogger vai além de um simples diário virtual (o meu caso). Ele deixa de ser uma via de mão única e torna-se uma mesa de debate, aonde as trocas de comentar-blogexperiências pode acontecer entre leitores de todas as partes do país. Por esse motivo que o contato direto que acontece entre quem escreve e quem lê é importante.

Muitas vezes visto como fator de ❝ status ❞ entre os bloggueiros, os comentários são importantes para a vida útil de um blog, ele é a ferramenta perfeita para motivar outras ações. Exemplo: Um dos meus melhores amigos já foi um leitor assíduo do meu blog e fomos trocando experiências pelos comentários que um fazia no blog do outro, estreitamos a comunicação por MSN e hoje ele mora em SP, próximo da minha casa.

Ao comentar em um blog, os autores começam a lhe identificar como uma peça da sua comunidade, que possui interesses similares. E através do comentário você estimula a criação de novas postagens, novos temas e até mesmo a parceria entre blogs.

Eu sempre estou visitando alguns amigos e colegas aqui na rede e no final sempre deixo minha  instigando uma nova visita, um novo comentário. Não como forma de SPAM, mais como um convite mesmo, como falei no começo do texto, o blog vem perdendo força para as redes sociais e é importante existir essa comunicação entre nós bloggueiros.

Um simples comentário agrega diversos valores que você não imagina. Através dele você esta expondo seu nome, suas ideias, ganha respaldo, faz conexões e divulga seu blog. Então, let’s comentar por prazer? Tenho certeza que não dói, você vai gastar menos de três minutos e faz a gente sentir um mega orgulho do que faz! 🙂

24 pensamentos sobre “A Importância Dos Comentários Em Um Blog

  1. Concordo André!
    E acho que podemos ver essa questão também pela vertente de que nós, blogueiros, podemos sentir nos comentários o carinho dos leitores, a compreensão, enfim, a atenção dessas pessoas que muitas vezes são “desconhecidos” mas se importam com o que vc posta e interagem, fazendo disso um estímulo para continuar!

    Beijo!

  2. Você sempre tira as palavras da minha boca, ou no caso dos meus dedos. hahaha E não ter reconhecimento nos comentários foi o motivo que me fez desistir dos meus primeiros blogs. Não tem nada mais desanimador do que se esforçar pra preparar um post legal ou montar um blog bem diversificado e depois ver que ninguém comentou. Mas só consegui isso visitando outros blogs, deixando meus comentários e fazendo amizades. Suas dicas são verdadeiras, isso eu posso garantir. 🙂 Parabéns pelo post e que ele sirva de incentivo para que mais pessoas comentem, não custa nada e nem caí o dedo, né? rsrsrsrs

  3. É muito gratificante você abrir o seu blog e ele está cheio de comentários. Mostra que aquilo que você escreveu tá bom e muitas pessoas gostaram 🙂

  4. Amigo André!

    Ninguém vive sem reconhecimento; se não possuímos a certeza que estamos atingindo o objetivo a que nos propomos, sentimo-nos desmotivados, e com isso temos a tendência ao autoflagelamento intelectual.

    De fato, não podemos agradar a todos. E será que realmente o queremos? Nossa dualidade emocional (positivismo/negativismo) nos permite fazer corretas inferências mesmo com as críticas mais contundentes e com isso podemos aprimorar ainda mais nossos conhecimentos com uma visão mais ampla e correta; o que nos propicia o “animus” em continuar em busca de nosso ideal.

    Parabenizo-o pelo artigo e me desculpo por minha ausência, minhas atividades laborativas e estudos tem consumido muito de meu tempo; onde com a chegada das festivas espero poder me reordenar de modo mais salutar.

    Um grande abraço,

    Antenor

  5. oi amigo!

    Que post bacana!

    Com certeza nós blogueiros precisamos dessa resposta dos leitores e seguidores, é muito bom saber se as pessoas estão gostando do conteúdo e mais, receber ideias e criticas sempre agrega,

    Seu blog é muito bem estruturado e o conteudo é Mara!!

    beijos e vamos nos falando!

    Renata Castanheira

    blogueira crente, chic e apaixonada pela vida!

    http://www.crentechic.com

  6. Super concordo com você, texto impecável sobre nós blogueiros, realmente essa é uma rede que poucos não tem o hábito de entrar todos os dias, como no facebook, instagram, etc…Mas como fazemos isso por puro prazer, satisfação, amor e dedicação, não podemos deixar nem por um minuto de fazer desse vínculo, um espaço para gente debater, trocar idéias e fazer amizades, o meu blog fala sobre moda, meu dia a dia, mas nem por isso deixo de abordar e falar sobre outros temas, e aceitar sugestões para os posts do dia a dia, e entrar no blog dos meus amigos para trocar as idéias diárias…isso já virou hábito e muito prazeroso para mim. Resumindo, é sempre um prazer alguém comentar e curtir um post que você acabou de fazer, isso nos motiva mais e mais…

    Ps: André ,você como sempre arrasando nos seus temas, orgulho de ter alguém tão centrado e inteligente seguindo meu blog…Ahhh e mais uma coisa, já descobri porque me identifico tanto com tudo que você posta, somos aquarianos ao pé da letra, algo em comum rsrsr Bjoss 🙂

  7. Como sou novinho nessa área, não pensava por esse lado, André. Mas pensando melhor, concordo totalmente com meu ponto de vista. Fora que é super gratificante quando vem falar que gostou da postagem, do tema, que se identificou com um post.

    Beijão! :*

  8. Concordo concordo concordo!
    Deixar um comentário é muito legal, mas acho que muitas pessoas comentam por comentar! Você sente isso? Prefiro um comentário com conteúdo, de alguém que realmente leu o que eu escrevi, perdeu um pouco do seu tempo pra me fazer um carinho e lembrar que o blog vale a pena. Vejo que em muitos blogs que eu sigo e comento, alguns comentários são bizarros, se não lunáticos até, com perguntas que são facilmente respondidas com a leitura das primeiras linhas do post…. isso me deixa até envergonhada ~~
    Adorei mesmo esse post, é uma questão que tem dois lados, mas é importante falarmo sobre isso sim.

    Beijo

  9. André!
    Mandou muito bem no post, concordo totalmente com você, mas deov admitir que sou mais tímida na hora de postar comentários, acho que vai também da “abertura” que o blogueiro dá aos leitores e da identificação que cada um tem com o conteúdo.
    Sucesso sempre, beijos!

  10. O.M.G!! *-*
    Você como sempre nós enchendo de orgulho no que faz aqui no seu cantinho(blog).
    Andrézito, você é realmente uma fonte de inspiração para muitos aqui #Issoeutenhoatotalcerteza! HAHA
    Já começa por mim….Tenho uma admiração enorme por ti e realmente, tudo que você argumentou aqui no Post é super Verdade!
    Já estava com saudades de comentar aqui em seu Blog. (To com o tempo super corrido, mas quando fico livre corro pra cá).
    Um forte abraço e sucesso sempre, meu lindo! *-*

    http://tudofashionoficial.wordpress.com/

  11. Que texto foda, concordo com tudo o que você disse! Acredita que antigamente eu tinha vergonha de comentar em blogs? Meio sem sentido isso, eu sei hahah. Amei teu blog e com certeza você acaba de ganhar uma seguidora :3
    Beijoos!

  12. Pingback: Hiatus, Pra Que Te Quero? | Blog do André Hottër

  13. Pingback: Mundo Dos Blogueiros | Blog do André Hottër

  14. Pingback: Links, Links, Links #1 – Pássaros de Vidro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s